Preparamos uma programação para você e sua família aproveitarem as férias de janeiro e fevereiro, com muita diversão! Durante a Temporada de Férias, que vai até fevereiro de 2025, o Museu da Vida Fiocruz funciona de terça a sábado, das 10h às 16h! São diversas atividades gratuitas, pensadas para todos os públicos e idades, abordando temas como ciência, saúde e cultura de forma lúdica e interativa. De exposições imersivas a experiências científicas e artísticas, você vai curtir tudo o que o Museu tem a oferecer.
Ao chegar, não se esqueça de passar pelo Centro de Recepção (CR), onde você poderá pegar o adesivo de visitante e obter mais informações. Chegue cedo para garantir sua participação e aproveitar ao máximo o Museu, ok? O CR também é o local perfeito para encontrar informações sobre as atrações e os melhores horários para curtir cada espaço.
Ah! Não se esqueça de trazer sua garrafinha de água! Aqui, além das cantinas, tem diversos bebedouros disponíveis para se hidratar nos dias de calor. E, claro, aproveite para passar na nossa Lojinha, onde você pode levar uma lembrança das férias para casa. Com tanta programação bacana, não tem como ficar de fora dessa! O Museu da Vida Fiocruz fica na Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro.
Veja a programação completa aqui:
Destaques
Aedes no Palito
Quando: 04/01 (sábado), às 10h e 14h
Onde: Castelo - Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ (Sala 308)
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Esta atividade, que explora habilidades manuais e artesanais, propõe aos visitantes a produção de um modelo didático de papel que possibilita a identificação de características anatômicas do mosquito Aedes aegypti.
A Saúde e seus determinantes sociais
Quando: 04/01 e 08/02 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: livre
O que é saúde para você? O local em que você mora, a forma como você vive afeta a sua saúde? Nessa oficina iremos descobrir o que são as determinações sociais da saúde e como elas impactam nosso bem viver, levando em conta aspectos culturais, sociorraciais, econômicos, alimentares, de moradia, escolaridade, entre outros.
Caminhada Histórica
Quando: 07/01 (terça), 15/01 (quarta) e 23/01 (quinta), às 10h
Onde: início no Centro de Recepção
Idade recomendada: livre
Caminhada Histórica, apresenta a trajetória da Fiocruz, sua transformação e importância dos prédios, praças e estátuas dentro do Campus e o contexto de saúde pública na visita ao Pavilhão Mourisco (Castelo). A Caminhada Histórica tem início no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Fato ou Fake na Ciência
Quando: 11/01 (sábado) e 18/02 (terça), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: livre
O que são vacinas? Quantas vacinas você já tomou na vida? As vacinas são produtos imunológicos que ajudam o nosso corpo a se defender de doenças. Elas são uma proteção individual e coletiva. Em nossa atividade vamos descobrir o que é verdade e o que é mentira sobre as vacinas.
Linha do Tempo
Quando: 16/01 (quinta), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Quais invenções, acontecimentos e personalidades fazem parte da nossa história? Qual a relação entre ciência e a saúde? Vamos conversar sobre tudo isso na visita à Cavalariça, na atividade 'Linha do Tempo'.
Faça uma Célula
Quando: 18/01 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Nesta atividade de modelagem de uma célula animal, vamos conversar sobre saúde e curiosidades acerca do metabolismo humano. Também será uma oportunidade para observar tecidos de órgãos de mamíferos ao microscópio.
Câmara Escura
Quando: 25/01 (sábado), às 10h e 15h
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: livre
Nesta atividade, o visitante terá a oportunidade de explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona. Ah, também vai poder se divertir com as sombras coloridas!
Sábado de Teatro: É o fim da Picada
Quando: 25/01 e 08/02, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya. A peça ocorre no espaço teatral Tenda da Ciência Virgínia Schall, com capacidade de 120 lugares.
*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Quando: 25/01 e 15/02 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - língua brasileira de sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.
Desvendando os Códigos
Quando: 28/01 (terça), às 10h e 15h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Conheça os diferentes códigos alfabéticos e numéricos do nosso jardim dos códigos. Você sabia que lá tem códigos até da mesopotâmia?
Arqueologia no Parque da Ciência
Quando: Quinta (30/01), às 10h e 15h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Conhece nosso sítio arqueológico? Ainda não? Venha conhecer o que era construído nesse local, ainda na época de Oswaldo Cruz.
Arte e Saúde
Quando: 01/02 (sábado), às 10h e 15h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Vamos escovar os dentes é um jogo colaborativo que representa uma trilha onde a criança é uma das peças. Contém informações sobre os hábitos e cuidados necessários para saúde bucal. O jogo Time da Saúde é um jogo cooperativo e sua proposta é apresentar informações sobre a atuação de diferentes profissionais de saúde em suas atividades cotidianas. A partir de diversas situações problemas, as crianças são motivadas a encontrarem os profissionais de saúde e, assim, refletir sobre a seguinte questão: Qual é o profissional do time da saúde que pode atender a essa situação?
Pequenos Seres: grandes descobertas
Quando: 04/02 (terça), às 11h e 14h
Onde: Cavalariça
Idade: livre
Quem mora no seu corpo? A maior parte das células do nosso corpo são de microrganismos que vivem dentro de nós e sobre a nossa pele. Eles são a nossa microbiota. Esses seres são inofensivos ou benéficos a nossa saúde? Quem são esses microrganismos? Venha descobrir na nossa atividade.
Desvendando os Códigos
Quando: 11/02 (terça), às 10h e 15h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Conheça os diferentes códigos alfabéticos e numéricos do nosso Jardim dos Códigos. Você sabia que lá tem códigos até da Mesopotâmia?
Há Vida na Gota d´água?
Quando: 22/02 (sábado), às 10h e 15h
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: livre
Por meio de um microscópio interligado a TV, é possível observar amostras de água de bromélias. Os visitantes são convidados a refletir sobre a qualidade da água para o consumo humano e outras utilizações desse bem natural tão importante para nosso planeta.
Borboletário
Quando: terças, quintas, sextas e sábados, das 10h às 16h (com intervalo entre 12h e 13h)
Onde: Borboletário
Idade recomendada: livre
O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por duas espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
Trenzinho da Ciência
Quando: terça a sábado, das 10h20 às 15h10 (saídas às 10h20, 10h40, 11h25, 13h20, 13h50, 14h25 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade recomendada: livre
Que tal conhecer os espaços do Museu da Vida Fiocruz e do campus da Fiocruz Manguinhos de um jeito diferente? Viva uma experiência inesquecível a bordo do Trenzinho da Ciência. O novo trenzinho elétrico do Museu está voltando a circular regularmente na Fiocruz. Senhas e informações sobre roteiro estão disponíveis no Centro de Recepção. Sujeito à lotação.
* As atividades podem ser suspensas em caso de chuva.
Teatro
Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
É o Fim da Picada!
Quando: Terças, quartas e quintas, às 11h e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade recomendada: a partir dos 12 anos.
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Paracelso: O fenomenal!
Quando: sextas, às 11h e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir dos 12 anos
Com muito bom humor e certo charlatanismo, a dupla protagonista irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido. Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios…Ou seria simplesmente pura ciência?
*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Exposições
Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: terça, quinta e sábado, das 10h às 16h
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ apresenta no terceiro andar do Castelo da Fiocruz o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.
A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Salão de Exposições Temporárias
Idade recomendada: livre
A iniciativa do Consulado Geral da Hungria homenageia a trajetória da bioquímica húngara Katalín Karikó, vencedora do Prêmio Nobel de Medicina de 2023 pelas contribuições para a ciência que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a Covid-19.
Formações em Acessibilidade:
Formação em Tecnologia Assistiva
Quando: 01/02 (sábado), de 9h às 12h
Onde: Salão de Conferências do CDHS
Inscrições: 21 a 30 de janeiro
Vagas: 50 participantes
A oficina abordará o conceito de tecnologias assistivas, a sua relevância para pessoa com deficiência, onde são encontradas e como utilizá-las.
Formação em Acessibilidade Web
Quando: 17 (segunda) e 19/02 (quarta), das 14h às 16h30
Onde: Salão de Conferências do CDHS e online
Inscrições: 21 a 30 de janeiro
Vagas: 50 participantes
Essa oficina será no formato híbrido apresentando o que constitui o universo digital, quais são os formatos, os conteúdos e arquivos acessíveis e as dicas de elaboração desses materiais acessíveis.
OBS: Formulário de inscrição disponível em breve
Demais atividades
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Você também irá conhecer a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Parque da Ciência e Pirâmide
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).
Publicado em 20 de dezembro de 2024.